quarta-feira, 25 de julho de 2012

Os 10 Mais Famosos Navios Fantasmas



A Jenny foi uma escuna inglesa que teria se congelado em uma barreira de gelo do Estreito de Drake, em 1823, apenas para ser redescoberto anos mais tarde por um navio baleeiro, os corpos a bordo foram preservados pelo frio da Antártida.
Segundo o relato, o navio fantasma foi descoberto pelo capitão Brighton em 22 de setembro de 1840, depois de estar congelado a 17 anos. Quando entraram no navio congelado encontraram um último registro feito pelo capitão: "04 de maio de 1823. Sem comida a 71 dias. Eu sou o único que restou vivo." O capitão foi encontrado sentado em uma cadeira com a caneta ainda nas mãos. A Jenny tinha sete pessoas a bordo, incluindo uma mulher e um cão.

O Mary Celeste foi um navio mercante bergantim nomeadamente descoberto em dezembro 1872 no Oceano Atlântico não tripulados e aparentemente abandonado. Ele estava em condições de navegabilidade e ainda em direção ao Estreito de Gibraltar. A equipe nunca mais foi vista. Seu desaparecimento é frequentemente citado como o maior mistério marítimo de todos os tempos

O caso de Carroll A. Deering é tão estranho como o "Mary Celeste", e também foi reivindicado como um dos maiores mistérios do mar. Ele foi encontrado encalhado em Cape Hatteras, Carolina do Norte, em 1921. Sua tripulação havia desaparecido misteriosamente.


Bel Amica foi descoberto ao largo da costa da ilha da Sardinia, perto de Punta Volpe em 24 de agosto de 2006. A Guarda Costeira italiana descobriu o navio sem tripulantes a bordo. Em seguida foram encontrados comida egípcia, os mapas franceses dos mares do Norte Africano, uma pilha de roupas e uma bandeira de Luxemburgo.Investigações posteriores descobriram que ele nunca tinha sido registrado na Itália, nem em qualquer outro país. A única identificação a bordo do navio era uma tábua de madeira ou "placa", que dizia: "Bel Amica", um provável erro de ortografia de "Beautiful Friend".Os jornais italianos informaram depois que Franc Rouayrux, de Luxemburgo, foi identificado como o proprietário do navio. A imprensa italiana sugeriu que este pode ter sido uma tentativa de evitar uma tributação dos navios de luxo.

High Aim 6 deixou o porto de Liuchiu no sul de Taiwan em 31 de outubro de 2002, e foi então encontrado sem a sua tripulação, à deriva em águas australianas, em 08 de janeiro de 2003. O proprietário do navio, Tsai Huang Shueh-er, falou com o capitão pela última vez em dezembro de 2002. O navio foi registrado em Taiwan e navegava sob a bandeira indonésia.O capitão Chen Tai-cheng e o engenheiro Lin Chung-Li foram assassinados e o motivo ainda não está bem claro.

O Jian Seng foi um navio de 80 metros de comprimento, de origem desconhecida que foi visto flutuando 180 km a sudoeste de Weipa, Queensland, no Golfo de Carpentaria por um avião Coastwatch Australiano em 2006. Não havia nenhum sinal de atividade humana recente, nem sinais de que tinha sido usado para pesca ilegal ou contrabando.Uma vez que nenhum proprietário do navio pode ser localizado, ele foi rebocado para águas profundas em 21 de abril de 2006 e afundado.

MV Joyita foi um navio mercante dos quais 25 passageiros e tripulantes desapareceram misteriosamente no sul do Pacífico em 1955.O Joyita deixou Samoa levavando 16 tripulantes e nove passageiros, incluindo um funcionário do governo e um médico. Sua carga consistia de suprimentos médicos, madeira, tambores de óleo vazios e vários produtos alimentícios. Nenhum passageiro ou tripulante foi encontrado.

Kaz II, apelidado de "o iate fantasma", é um catamarã de 9,8 metros, que foi encontrado à deriva 88 milhas náuticas (160 km) ao largo da costa norte da Austrália em 18 de abril de 2007.O que eles encontraram foi um pouco estranho, tudo estava normal, apenas nenhum sinal da tripulação.O Instituto revelou que o barco estava em condições de funcionamento. Comida e talheres foram encontrados em cima da mesa, um computador portátil, e o motor ainda estava ligado.Também foi confirmado que os sistemas de emergência do barco, incluindo rádio e GPS estavam funcionando perfeitamente, e que seu complemento de coletes salva-vidas estava intacto.

Zebrina foi construído em 1873, em Whitstable, originalmente destinado ao comércio no Rio da Prata. Ele foi encontrado encalhado na costa da França, em Outubro de 1917, com sua tripulação desaparecida.Na época pensava-se que sua tripulação tinham sido retirada por outro barco para um submarino afundar o navio. Esse barco, presumivelmente, foi avistado por um navio aliado e saiu de cena antes que o submarino pudesse afundar o zebrina, e mais tarde afundou-se com a tripulação do zebrina a bordo.

Baychimo ficou preso no gelo dia 1º de outubro de 1931. A tripulação abandonou o navio e viajou mais de um quilômetro até a cidade de Barrow. Depois de 2 dias eles voltaram e o navio havia se soltado do gelo. No dia 08 de outubro ele encalhou novamente, então a equipe decidiu recuperar carga do porão e abandoná-lo.
O Baychimo não afundou e ao longo das próximas décadas, havia numerosos avistamentos do navio. As pessoas conseguiam embarcar, mas eram expulsas pela falta de equipamento ou pelo mau tempo.A última aparição registrada da Baychimo foi por um grupo de esquimós, em 1969, 38 anos depois que ela foi abandonada.

Fonte:  osboneco.com

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